Os Estádios

Ahmad bin Ali Stadium

Ahmad bin Ali Stadium

Nome: Ahmad bin Ali Stadium - Cidade: Al Rayyan - Capacidade: 40.000 - É uma homenagem a Ahmad bin Ali Al Thani, que foi emir do Qatar entre 1960 e 1972 - 90% dos materiais que restaram da demolição do antigo estádio foram usados na construção do novo, em uma atitude que ganhou elogios - Depois da Copa, terá sua capacidade reduzida para 25 mil pessoas, mas continuará sendo a casa do Al-Rayyan SC e do Al-Kharitiyath SC.

Al Bayt Stadium

Al Bayt Stadium

Nome: Al Bayt Stadium - Cidade: Al Khor - Capacidade: 60.000 - Seu desenho é uma homenagem às tendas dos povos nômades que habitam o deserto do Qatar - Possui um hotel dentro de suas instalações, com vários quartos tendo vista para o campo de jogo - Depois da Copa, terá sua capacidade reduzida para 32 mil pessoas. Os 28 mil assentos retirados serão doados a outros países.

Al Janoub Stadium

Al Janoub Stadium

Nome: Al Janoub Stadium - Cidade: Al Wakrah - Capacidade: 40.000 - Seu desenho homenageia os barcos chamados dhow, que são usados principalmente por mergulhadores que buscam pérolas no Golfo Pérsico - Depois da Copa, terá sua capacidade reduzida para 20 mil pessoas e passará a ser a casa do Al-Wakrah SC.

Al Thumama Sadium

Al Thumama Sadium

Nome: Al Thumama Sadium - Cidade: Doha - Capacidade: 40.000 - Seu desenho é uma homenagem ao taqiyah, chapéu tradicionalmente usado por homens no Oriente Médio - Fica localizado praticamente ao lado do Aeroporto Internacional Hamad, a "porta de entrada" do Qatar - Após a Copa, terá sua capacidade reduzida para um número ainda a ser determinado. Os assentos que sobrarem serão doados a outros países.

Education City Stadium

Education City Stadium

Nome: Education City Stadium - Cidade: Al Rayyan - Capacidade: 40.000 - Ganhou este nome por estar localizado em uma área que reúne várias escolas e universidades em Al Rayyan - Foi apelidado de "Diamante do Deserto", devido ao seu exterior brilhante - Depois da Copa, terá sua capacidade reduzida para 25 mil pessoas e passará a abrigar jogos profissionais e também de times universitários.

Khalifa Stadium

Khalifa Stadium

Nome: Khalifa International Stadium - Cidade: Al Rayyan - Capacidade: 45.416 - É o estádio mais antigo da Copa, já que foi inaugurado em 1976. Passou por duas reformas: 2005 e 2014–2017 - Faz parte do famoso Complexo Aspire, que possui ainda um dos melhores CTs de futebol do mundo, um centro aquático e um hotel ultraluxuoso - É sede comum de eventos da Diamond League, uma das mais importantes competições de atletismo do mundo. Também foi sede do Mundial de atletismo de 2019 - O Brasil já jogou duas vezes no estádio, em duelos amistosos: venceu a Inglaterra por 1 a 0, em 2014, e perdeu por 1 a 0 para a Argentina, em 2017.

Lusail Stadium

Lusail Stadium

Nome: Lusail Stadium - Cidade: Lusail - Capacidade: 80.000 - É o maior estádio do Mundial do Qatar e ficará responsável por receber a grande final - Receberá pelo menos dois jogos da seleção brasileira: Brasil x Sérvia, em 24 de novembro, e Camarões x Brasil, em 2 de dezembro - Depois da Copa, passará por reforma para virar uma arena para 40 mil pessoas. No espaço que sobrar, serão construídas lojas, restaurantes, academias, escolas e hospitais.

Stadium 974

Stadium 974

Nome: Stadium 974 - Cidade: Doha - Capacidade: 40.000 - É o primeiro estádio temporário da história das Copas do Mundo. Depois do torneio, ele será inteiro desmontado e deixará de existir, com todos os contêineres, peças e materiais sendo doados para países em desenvolvimento - Seu nome vem dos 974 contêineres reciclados que foram usados para sua construção. O número foi escolhido por ser o código telefone do Qatar (+974) - Receberá pelo menos um jogo da seleção brasileira: Brasil x Suíça, em 28 de novembro. Voltará a receber o Brasil se o time de Tite avançar em 1º no grupo G.